data-filename="retriever" style="width: 100%;">
O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual foi divulgado, nesta sexta-feira, com cinco regiões em bandeira laranja e 16 em vermelha. Santa Maria teve, mais uma vez a classificação de risco alto no contágio do coronavírus, e continua pela sexta semana consecutiva na bandeira vermelha. Até domingo, prefeituras e associações de municípios podem enviar recurso de reclassificação. O mapa definitivo é divulgado na segunda-feira.
Em 11 meses de pandemia, região acumula 568 óbitos e 36,1 mil casos de Covid-19
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santa Maria, Ewerton Falk afirma que o recurso vai ser encaminhado por parte da Associação de Municípios da Região Centro (AMCentro). Os dados, contudo, ainda serão analisados pela prefeitura.
- Nós tínhamos a expectativa de estar em vermelha, mas tem espaço para recurso. A entidade já está preparada. A velocidade de contaminação diminui, de óbitos também, e sempre, prestando atenção àqueles pacientes que não são da região - disse Falk.
Ocupação de UTIs em Santa Maria segue em 82,9% nesta sexta
Entretanto, o Distanciamento Controlado aponta que um dos indicadores que piorou foi a velocidade de propagação na Macrorregião Centro-Oeste. O número de internações por Covid-19 em UTI também aumentou, segundo o Estado. Por outro lado, houve melhora na proporção de novas hospitalizações por Covid-19 em relação à população total.
ALERTA
De acordo com o governo do Estado, o resultado reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus entre os gaúchos. Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul confirmou um caso do vírus de linhagem P1, mais contagiosa e já identificado em outras regiões do país como Amazonas, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. O caso foi confirmado em um município da região da Serra.
O demonstrativo de linhagens da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisa as variantes do coronavírus no país. O Rio Grande do Sul é apontado como o 5º Estado com mais mutações registradas, com 17. Porém, a atualização mais recente ainda não aponta a linhagem P.1 em território gaúcho.
REGRA 0-0
Os municípios que ficam em regiões de bandeira vermelha mas não registraram óbitos e hospitalizações por causa da Covid-19 nos últimos 14 dias podem aderir à regra 0-0 e regulamentar regras que condizem com as regras da bandeira vermelha. Da região de Santa Maria, essa regra vale para as seguintes cidades:
- Capão do Cipó
- Dilermando de Aguiar
- Dona Francisca
- Itaara
- Itacurubi
- Ivorá
- Jari
- Nova Palma
- Pinhal Grande
- Quevedos
- São João do Polêsine
- Toropi
- Unistalda
- Vila Nova do Sul